segunda-feira, 25 de agosto de 2008

O ESPÍRITO DO SUCESSO

APRECIAÇÃO DO LIVRO “O ESPÍRITO DO SUCESSO” (Fortaleza: Expressão Gráfica, 2004) Romance épico baseado na vida de Alexandre, o Grande – DO ESCRITOR JOSÉ AUGUSTO BEZERRA


Por Zinah Alexandrino:



Quão bom é sabermos que num mundo caótico em que vivemos; em meio a tantas adversidades, existem os construtores do imaginário, os grandes autores. Quer sejam do passado ou dos dias atuais, com suas mentes criadoras, nos repassam através de suas obras literárias um outro mundo, o da fruição literária. De onde podemos por meio de suas páginas transportarmos para dentro da história e dar evasão aos nossos sentimentos, e nessa catarse esquecermos os horrores que nos cercam nos fazendo testemunhas do tempo e da vida que se oferece para além do período que se registra e é também o espaço para atuar o pensamento crítico.
Segundo o pensamento de Edgar Morin “Literatura é um modelo aberto ao mesmo tempo às múltiplas reflexões sobre a história do mundo, sobre as ciências naturais, sobre as ciências sociológicas, sobre a antropologia cultural, sobre os princípios éticos, sobre política, economia, ecologia....”. José Augusto nos repassa estas múltiplas reflexões que vemos desenvolvidas através do seu romance, não se delimitou apenas na história em si.
Nesta obra, o autor confirma que não é por acaso que a literatura vem sendo indicada como uma das disciplinas mais adequadas para servir de eixo, ou seja, de “tema transversal” para interligar uma das unidades de ensino nos novos parâmetros curriculares. Daí a justificativa a essa nova proposta da literatura para ser utilizada como “fio de Ariadne neste labirinto atual do ensino” como diz Nelly Novaes Coelho.
Em o Espírito do Sucesso, seu autor soube condensar com muita maestria em uma só obra: o épico, o fantástico, a poética, a retórica, fundindo o imaginário com a realidade, nos dando uma lição do verdadeiro sucesso dentro do contexto central do romance, nos revelando um conhecimento intrínseco da valorização do espírito.
Conhecer a cultura, a tradição, os costumes de povos milenares é como que abrir uma porta para estudos, considerações e conclusões às mais interessantes. Que a história mais que milenar dos povos que iniciaram a vida da humanidade nos sirva de exemplo para que saibamos sobreviver nessa nossa desmoronada civilização, partindo para uma nova, sem as tradições, os costumes eivados de erros dos nossos antepassados e as intrigas e incompreensões de nossos dias. Neste livro pequeno no tamanho, mas como Alexandre, grande no objetivo, o escritor revela um sabor que poucos têm tido a felicidade de possuir: o de aliar a História com as realidades do presente em nossas vidas.
O Espírito do Sucesso não foi escrito com o cunho técnico de um arqueólogo; nem tampouco pela pena de um profissional da História; não foi elaborado com a rebuscada argumentação de um filósofo, mas na linguagem simples de quem viajou e conhece o mundo e sua história, tirando conclusões para depois repartir com os outros as emoções das suas peregrinações no seu imaginário, oferecendo ao leitor um pouco de enlevo, convidando-os a uma análise do espírito e dos vínculos que unem o passado desses povos com o nosso presente e mostra que experiências das gerações que nos precederam, instrui-nos revelando-nos que todas as coisas deverão convergir para um ponto final na história da humanidade.
Com esta obra seu autor tem tudo para alcançar o sucesso na galeria dos grandes e notáveis escritores.

Nenhum comentário: